16 de setembro de 2012

Casa Cubo: Casa Cher - BAK Arquitectos




Local: Buenos Aires - Argentina
Data de projeto: 2009
Conclusão: 2012
Área do terreno: 600m²
Área construída: 105m²







A Casa Cher é um projeto elaborado e concebido pelo grupo BAK Arquitectos e associados, construído no bosque de Mar Azul, em Buenos Aires. Os clientes, casal com dois filhos, optaram por uma residencia com aproximadamente 100m², o que fora cumprido pelos contratados.
O projeto é basicamente composto por dois materiais em sua totalidade: concreto e vidro; As paredes interiores são de blocos ocos rebocados e pintados com látex e o piso é de cimento alisado. Algumas partes da casa como os quartos dos filhos e o banheiro principal são semienterrados meio nível a baixo em relação às áreas sociais da residencia e essas paredes semienterradas são revestidas por perfis de alumínio. Um fato interessante foi a tecnologia dos materiais empregados na obra, já que o concreto utilizado foi o H21 com agregados fluidificantes, fazendo com que essa mistura com escassa quantidade de água quando secasse resultasse numa composição compacta que não haveria a necessidade de passar por um processo de  impermeabilização. 
Todos os equipamentos da casa são fixos no concreto, ou seja, são placas perfuradas que resultam num balanço, com exceção da cama do casal, os sofás e as cadeiras.









Planta Térreo
Planta Inferior
Corte 1

Implantação


Referências:



13 de setembro de 2012

Casa do Butantã - Paulo Mendes da Rocha

Local: Butantã - SP
Data de projeto: 1964
Conclusão: 1966
Área construída: 250m²











A Casa do Butantã  foi uma das casas do arquiteto, era conhecida como As Casas Gêmeas do Butantã, que o arquiteto elaborou para si próprio e sua irmã Lina Mendes, uma ao lado da outra como se houvesse um espelho entre elas.
A obra é típica de todas as outras de Paulo Mendes, é elaborada com concreto pré-fabricado, ‘suspensas’ sobre quatro pilares, com o emprego de fachadas recuadas com vidro e escadas externas para o acesso da residência. Suas fachadas se dispõem, paralelamente, abertas e fechadas proporcionando grande iluminação e ventilação natural para as áreas internas que foram setorizadas também paralelas às janelas.
característica mais forte adotada por Paulo Mendes foi a estrutura modulada: apenas um caixilho para todas as aberturas e ainda um sistema estrutural simples com quatro pilares para a sustentação do pavimento superior, duas vigas mestras e lajes nervuradas o que resultou num índice de racionalidade que imprimiu a este projeto.







Croqui

Referências:

Casa Gerassi - Paulo Mendes da Rocha


Local: Alto de Pinheiros- SP
Data de projeto: 1988
Conclusão do projeto: 1990
Área construída: 420m²


Projetada para o engenheiro Antonio Gerassi e sua família, a Casa Gerassi foi uma residência que rompeu barreiras na época em que foi construída e isso a tornou um marco da arquitetura brasileira que serve de referência mundial para os profissionais da área.
Um dos objetivos iniciais de Paulo Mendes era de otimizar ao máximo o terreno para que houvesse, assim, um grande espaço para o lazer da família com amplos espaços para o jardim, piscina e garagem. Tendo isso em vista, fora projetada uma casa com um único pavimento e este, ainda, sendo elevado sob um vão de 15 metros, permitindo a criação de um espaço livre para ser aproveitado.
A proposta elaborada por Mendes era uma técnica de construção até então utilizada em galpões e residências populares de baixo custo. A Casa Gerassi é caracterizada pela sua estrutura pré-moldada (autoportante) que possui custo reduzido e sua construção extremamente rápida, que neste caso, teve decorrência de três dias para sua elevação. Em rigor são três peças: pilares, vigas e lajes e essas estruturas se apresentam como um exoesqueleto, ou seja, todos os pilares e vigas são externos e aparentes. As vigas e recortes do projeto possuem recortes escalonados que funcionam como salientes aparos de encaixe e garantem a qualidade monolítica de cada componente estrutural, reduzindo os excessos de elementos de construção. A planta baixa foi projetada para que diversos ambientes se desenvolvessem em torno da sala de estar, sem circulações intermediárias, tornando-a o pivô da planta.  
Na Casa Gerassi é evidente também o princípio modernista de planta livre, segundo o qual a estrutura e a vedação se relacionam de maneira totalmente independente. Utilizando a combinação de concreto e aço (concreto armado), obtém-se uma estrutura que é capaz de resistir muito bem a esforços de compressão e tração, vencendo, assim, o vão que fora criado sob a laje.
O uso imponente do concreto aparente confere à casa um aspecto bruto, que imediatamente é quebrado pelo uso de grandes vãos cobertos com panos de vidro, equilibrando a composição entre o bruto e o frágil na questão da materialidade. Existe também, no interior da residência, uma claraboia que rasga as lajes dos pavimentos térreo e superior, permitindo a ventilação constante e a iluminação natural do ambiente. A ventilação da residência é cruzada devido às amplas janelas e aberturas das fachadas e ainda com o reforço da claraboia da laje do pavimento térreo (o chão da sala de estar) que se abre em grelhas de ferro fundido para permitir a passagem de ar.
Planta térrea
Planta primeiro pavimento
Corte transversal

Referências:


12 de setembro de 2012

Casa Cubo: Casa D - Panorama + WMR (Chile)




Casa D - Panorama+WMR 

Local: Matanzas, Chile
Data de projeto: 2009
Conclusão do projeto: 2010
Área construída: 96,00m²


A Casa D fora construída no ponto mais alto do terreno, a 65 metros de altura do nível do mar. Tem uma característica monolítica graças ao partido adotado pelos arquitetos à partir dos fortes ventos da região costeira onde está situada. O que também influenciou a estética do projeto foi o baixo orçamento proporcionado pelo casal proprietário para a obtenção do mesmo.









Referências:
http://www.panoramaarquitectos.com/2

http://www.plataformaarquitectura.cl/2011/04/06/casa-d-panorama-y-wmr/


10 de setembro de 2012

Arquitetura e seu sentido

"Desenhos de arquitetura e engenharia são representações técnicas, como a pauta e o pentagrama recebem as notações que os músicos lêem para suas interpretações. Ninguém vai a um concerto para ver pentagramas, como ninguém freqüenta um edifício pensando em plantas e cortes. Mas os músicos extraem sentimento e êxtase ocultos em signos gráficos. [...] Arquitetos e engenheiros vislumbram materializar beleza e estímulos sensoriais a partir de traços e cotas." Hugo Segawa


"A arquitetura é o jogo sábio, glorioso e magnífico de volumes sob a luz do sol." Le Corbusier
"A primeira e primordial arquitetura é a geografia." Paulo Mendes da Rocha
"Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção." Lúcio Costa