13 de setembro de 2012

Casa Gerassi - Paulo Mendes da Rocha


Local: Alto de Pinheiros- SP
Data de projeto: 1988
Conclusão do projeto: 1990
Área construída: 420m²


Projetada para o engenheiro Antonio Gerassi e sua família, a Casa Gerassi foi uma residência que rompeu barreiras na época em que foi construída e isso a tornou um marco da arquitetura brasileira que serve de referência mundial para os profissionais da área.
Um dos objetivos iniciais de Paulo Mendes era de otimizar ao máximo o terreno para que houvesse, assim, um grande espaço para o lazer da família com amplos espaços para o jardim, piscina e garagem. Tendo isso em vista, fora projetada uma casa com um único pavimento e este, ainda, sendo elevado sob um vão de 15 metros, permitindo a criação de um espaço livre para ser aproveitado.
A proposta elaborada por Mendes era uma técnica de construção até então utilizada em galpões e residências populares de baixo custo. A Casa Gerassi é caracterizada pela sua estrutura pré-moldada (autoportante) que possui custo reduzido e sua construção extremamente rápida, que neste caso, teve decorrência de três dias para sua elevação. Em rigor são três peças: pilares, vigas e lajes e essas estruturas se apresentam como um exoesqueleto, ou seja, todos os pilares e vigas são externos e aparentes. As vigas e recortes do projeto possuem recortes escalonados que funcionam como salientes aparos de encaixe e garantem a qualidade monolítica de cada componente estrutural, reduzindo os excessos de elementos de construção. A planta baixa foi projetada para que diversos ambientes se desenvolvessem em torno da sala de estar, sem circulações intermediárias, tornando-a o pivô da planta.  
Na Casa Gerassi é evidente também o princípio modernista de planta livre, segundo o qual a estrutura e a vedação se relacionam de maneira totalmente independente. Utilizando a combinação de concreto e aço (concreto armado), obtém-se uma estrutura que é capaz de resistir muito bem a esforços de compressão e tração, vencendo, assim, o vão que fora criado sob a laje.
O uso imponente do concreto aparente confere à casa um aspecto bruto, que imediatamente é quebrado pelo uso de grandes vãos cobertos com panos de vidro, equilibrando a composição entre o bruto e o frágil na questão da materialidade. Existe também, no interior da residência, uma claraboia que rasga as lajes dos pavimentos térreo e superior, permitindo a ventilação constante e a iluminação natural do ambiente. A ventilação da residência é cruzada devido às amplas janelas e aberturas das fachadas e ainda com o reforço da claraboia da laje do pavimento térreo (o chão da sala de estar) que se abre em grelhas de ferro fundido para permitir a passagem de ar.
Planta térrea
Planta primeiro pavimento
Corte transversal

Referências:


13 comentários:

  1. Olá, Monique.
    Você teria algum desenho que mostre os encaixes estruturais ?
    Obrigada.
    Att.
    Tássia Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tassia,
      Eu tenho uma imagem aqui, sim. Mas, é bem simples o encaixe: a viga é como um 'T' que se encaixa sobre duas outras partes da viga(vide fotos da fachada da casa).
      Mas, me envie um email para que eu possa entrar em contato: monique.rmp@hotmail.com

      Frequente mais vezes o ArquiUrbano! ^^
      Abraços!

      Excluir
  2. Gente, estou fazendo um trabalho academico sobre a Casa Gerassi, nele tenho que apresentar tds as medidas da casa e no final montar uma maquete, pois bem não acho em nenhum lugar as "medidas" da casa a não ser em escala gráfica (tenho um pouco de dificuldade de ler), mas enfim, alguém aqui tem essas informações p me passar ? Desde já agradeço muito e dps posso até mandar fts da maquete. hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo!
      Bem, eu nunca achei arquivo nenhum com cotas de medidas, só escala gráfica mesmo.
      Uma dica: corta um pedacinho de papel no tamanho da escala gráfica e vai medindo com ele, faça dele uma espécie de trena.- Fiz minha maquete assim.

      E por favor, depois nos mande as fotos de sua maquete!
      Abraços, Leonardo!

      Excluir
    2. Monique, vc poderia me passar seu email ? Um colega de faculdade conseguiu as plantas da casa em escala e gostaria de te enviar.

      Excluir
    3. Olá Leonardo,
      (depois de tanto tempo, cá estou eu a responder)
      Envie-me sim, por favor: monique.rmp@hotmail.com

      PS: tem todos os meus contatos no Visualizar Perfil Completo. (y)

      Excluir
    4. Olá sou estudante de arquitetura e também não estou conseguindo achar plantas com medidas e vi que conseguiram, por favor podem compartilhar o arquivo ? Irá ajudar muito, desde de já obrigada.

      Excluir
  3. poderia me mandar o acervo que tu disse que tem monique, sou estudante de arquitetura e estou fazendo um trabalho sobre a casa, meu e-mail: lipeazevedo_@live.com
    obrigado, abraços

    ResponderExcluir
  4. To fazendo um trabalho do terceiro período e preciso muito saber como é essa estrutura tem alguma imagem que possa me ajudar ?
    Octavio_lp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Monique! Estou fazendo um estudo de caso desta casa e gostaria de saber se vc pode me enviar essas fotos, e tambem se vc sabe o endereço desta casa! Obrigada... meu email- luanah.capelin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Monique! Estou fazendo um trabalho da faculdade ... vc poderia me enviar o que vc tem de ftos e sobre o contexto da csa em relação ao seu redor ? Meu e-mail é abreuhannah15@gmail.com. Obg

    ResponderExcluir
  7. Oi, estou fazendo um estudo da casa Gerassi e gostaria de saber o endereço. Obrigada
    email:bianca.97@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Estou fazendo trabalho sobre a casa gerassi queria saber se alguem tem as plantas c medidas?? Jeysoncampos03@gmail.com

    ResponderExcluir