20 de fevereiro de 2013

Escadas: Fórmula de Blondel


Vida de Blondel

Nascido em 1618 em Paris, Nicolas-François Blondel foi um diplomata, matemático, professor, militar, sub-lugartenente, marechal de campo, engenheiro civil e arquiteto militar em seu país, fazendo parte do exercito na Guerra dos Trinta Anos. Como diplomata, viajando, pode estudar as fortificações de Portugal, Espanha e Itália.
Mais tarde, em 1663, foi conhecido como Conselheiro de Estado e em seguida como Engenheiro da Marinha, elaborando um plano de expansão urbana e levantando pontes em Paris. Em 1671, foi indicado como diretor da Academia de Arquitetura, onde defendia a estética dos arquitetos clássicos.
François Blondel morre em 1686 em seu país de origem.

Fórmula de Blondel

            A fórmula de Blondel, também conhecida como cálculo de escadas, teve grande importância a partir do aumento na demanda de construções de edificações com dois ou mais andares nas metrópoles em geral, com isso, procurava-se construir uma escada confortável para os projetos, então, a necessidade de padroniza-las.
  

Dados experimentais fizeram o arquiteto francês estabelecer uma fórmula empírica que permite calcular a largura do piso em função da altura do espelho e vice-versa. Os dados foram:
- A altura recomendável para espelho de uma escada deve ter no máximo 0,18m.
- A profundidade recomendável deve ser no mínimo de 0,25 m.
            Tendo então a fórmula: 2h + p = 0,64 m (h é a atura do espelho e p é o passo e o 0,64 é a constante de Blondel), embora a constante possa variar de 0,63 à 0,65.
            No cálculo de uma escada deve-se considerar a altura do pé-direito e a espessura do piso superior (laje) que devem ser somadas estabelecendo a altura de piso à piso, onde pode-se dividir o resultado pela altura do espelho (0,18m, por exemplo), resultando na quantidade de degraus que deverá ter a determinada escada. Em seguida, calcula-se através da fórmula de Blondel a largura dos degraus, que devem ser sempre a mesma (todos os espelhos com o mesmo tamanho e todos os degraus com a mesma largura) numa mesma escada, não podendo variar.
Hoje a necessidade de padronização se estabelece de acordo com as normas brasileiras (NBR’s), onde se tem a NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, que traz o Dimensionamento de Escadas Fixas e, ainda, outras NBR’s que tratam de escadas, patamares e suas dimensões.


Referencias:

http://olapisverde.blogspot.com.br/2011/04/calculo-de-escadas.html
http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf
http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/13869/material/APRESENTA%C3%87%C3%83O%20-%20Circula%C3%A7%C3%A3o%20Vertical%20-%20escada%20reta%20-%20%20aula%2001.pdf

13 comentários:

  1. Ele viveu tanto assim? Nasceu em 1618 e faleceu em 1986...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido anônimo, você leu errado. Releia, por favor.
      "François Blondel morre em 1686 em seu país de origem."

      Excluir
    2. ANÔNIMO 2, O ANÔNIMO 1 LEU CORRETO, A QUESTÃO FOI QUE O ERRO FOI CORRIGIDO PELA DONA DO BLOG EM TEMPO HÁBIL... PARABÉNS MONIQUE PELA RÁPIDA RESPOSTA E PELO BELO MATERIAL PUBLICADO...

      Excluir
    3. por que 4 tem 6 letra s e 6 tem 4?

      Excluir
  2. Obrigada por notar o erro e desculpe pelo mesmo.
    Retificando neste instante.

    ResponderExcluir
  3. E esse "passo", o que significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dener,
      "Passo" seria a pisada, a superfície plana na qual pisamos ao subir uma escada.

      Excluir
  4. Muito boa essa fórmula não dá errado

    ResponderExcluir
  5. Meu professor ensinou q o espelho o maximo 0,19m li em seu blog 0,18m
    Qual altura máxima correta na formula de blondel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita,
      Seu professor tambem não está errado, porém, se voce for sincronizar essa informação (calculo de Blondel) e a norma da NBR 9050 (de acessibilidade) você encontrará que a altura máxima do degrau é de 0,18m.
      No entanto, até 0,18m é de fato a altura ideal para o degrau de uma escada.

      Obrigada pela presença aqui no ArquiUrbano! :*

      Excluir
  6. Adoreeeei, me ajudou muito na hora de fazer meu trabalho, obrigada :D

    www.aandressasimoes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa,
      Que ótimo que a ajudou!!!
      Conte sempre conosco, equipe ArquiUrbano!

      Obrigada pela presença!!! ;*

      Excluir
  7. Muito bom, já apliquei a fórmula, e deu exata a escada, perfeita.

    ResponderExcluir