20 de fevereiro de 2013

Escadas: Fórmula de Blondel


Vida de Blondel

Nascido em 1618 em Paris, Nicolas-François Blondel foi um diplomata, matemático, professor, militar, sub-lugartenente, marechal de campo, engenheiro civil e arquiteto militar em seu país, fazendo parte do exercito na Guerra dos Trinta Anos. Como diplomata, viajando, pode estudar as fortificações de Portugal, Espanha e Itália.
Mais tarde, em 1663, foi conhecido como Conselheiro de Estado e em seguida como Engenheiro da Marinha, elaborando um plano de expansão urbana e levantando pontes em Paris. Em 1671, foi indicado como diretor da Academia de Arquitetura, onde defendia a estética dos arquitetos clássicos.
François Blondel morre em 1686 em seu país de origem.

Fórmula de Blondel

            A fórmula de Blondel, também conhecida como cálculo de escadas, teve grande importância a partir do aumento na demanda de construções de edificações com dois ou mais andares nas metrópoles em geral, com isso, procurava-se construir uma escada confortável para os projetos, então, a necessidade de padroniza-las.
  

Dados experimentais fizeram o arquiteto francês estabelecer uma fórmula empírica que permite calcular a largura do piso em função da altura do espelho e vice-versa. Os dados foram:
- A altura recomendável para espelho de uma escada deve ter no máximo 0,18m.
- A profundidade recomendável deve ser no mínimo de 0,25 m.
            Tendo então a fórmula: 2h + p = 0,64 m (h é a atura do espelho e p é o passo e o 0,64 é a constante de Blondel), embora a constante possa variar de 0,63 à 0,65.
            No cálculo de uma escada deve-se considerar a altura do pé-direito e a espessura do piso superior (laje) que devem ser somadas estabelecendo a altura de piso à piso, onde pode-se dividir o resultado pela altura do espelho (0,18m, por exemplo), resultando na quantidade de degraus que deverá ter a determinada escada. Em seguida, calcula-se através da fórmula de Blondel a largura dos degraus, que devem ser sempre a mesma (todos os espelhos com o mesmo tamanho e todos os degraus com a mesma largura) numa mesma escada, não podendo variar.
Hoje a necessidade de padronização se estabelece de acordo com as normas brasileiras (NBR’s), onde se tem a NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, que traz o Dimensionamento de Escadas Fixas e, ainda, outras NBR’s que tratam de escadas, patamares e suas dimensões.


Referencias:

http://olapisverde.blogspot.com.br/2011/04/calculo-de-escadas.html
http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf
http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/13869/material/APRESENTA%C3%87%C3%83O%20-%20Circula%C3%A7%C3%A3o%20Vertical%20-%20escada%20reta%20-%20%20aula%2001.pdf

32 comentários:

  1. Ele viveu tanto assim? Nasceu em 1618 e faleceu em 1986...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido anônimo, você leu errado. Releia, por favor.
      "François Blondel morre em 1686 em seu país de origem."

      Excluir
    2. ANÔNIMO 2, O ANÔNIMO 1 LEU CORRETO, A QUESTÃO FOI QUE O ERRO FOI CORRIGIDO PELA DONA DO BLOG EM TEMPO HÁBIL... PARABÉNS MONIQUE PELA RÁPIDA RESPOSTA E PELO BELO MATERIAL PUBLICADO...

      Excluir
    3. por que 4 tem 6 letra s e 6 tem 4?

      Excluir
    4. As pessoas vem aqui pra aprender a calcular uma escada, e ficam discutindo quando o cara nasceu e morreu. kkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Um material tão rico e a pessoa fica se atendo a um pequeno erro de digitação, sim digitação, já que ela trocou o 6 pelo 9. Quando a pessoa não tem a intenção de diminuir o trabalho do outro, ela começa a correção: Monique, quando puder de uma olhada na data de nascimento de Blondel. Abraço
      Pronto, a pessoa fez uma correção de forma elegante. Um grande abraço a todos e parabéns pelo conteúdo.

      Excluir
    6. Essa fórmula é furada. Gera uma escada nitidamente desconfortável. Uma escada de degrau 15 não precisa ter 34 de piso. É furada.

      Excluir
    7. Se essa formula é "furada" desenvolve uma melhor.

      Excluir
  2. Obrigada por notar o erro e desculpe pelo mesmo.
    Retificando neste instante.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá Dener,
      "Passo" seria a pisada, a superfície plana na qual pisamos ao subir uma escada.

      Excluir
  4. Muito boa essa fórmula não dá errado

    ResponderExcluir
  5. Meu professor ensinou q o espelho o maximo 0,19m li em seu blog 0,18m
    Qual altura máxima correta na formula de blondel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita,
      Seu professor tambem não está errado, porém, se voce for sincronizar essa informação (calculo de Blondel) e a norma da NBR 9050 (de acessibilidade) você encontrará que a altura máxima do degrau é de 0,18m.
      No entanto, até 0,18m é de fato a altura ideal para o degrau de uma escada.

      Obrigada pela presença aqui no ArquiUrbano! :*

      Excluir
  6. Adoreeeei, me ajudou muito na hora de fazer meu trabalho, obrigada :D

    www.aandressasimoes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa,
      Que ótimo que a ajudou!!!
      Conte sempre conosco, equipe ArquiUrbano!

      Obrigada pela presença!!! ;*

      Excluir
  7. Muito bom, já apliquei a fórmula, e deu exata a escada, perfeita.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conseguir entender qual o numero usar na constante de blondel se é 63 ou 64 numa questão

    ResponderExcluir
  9. gentileza corrija a informação pois pé direito corresponde a distancia do piso ao teto não piso a piso (pé esquerdo) que voçe menciona uma distancia de 4,15 m

    ResponderExcluir
  10. a anotação que contém o "degrau ideal" ou seja, h=17 e p=28, não atende a fórmula de Bonnel, pois daria 62, e o limite desesável é entre 63 e 65. Curioso né?

    ResponderExcluir
  11. O degrau ideal é uma solução de "custo e beneficio", ou seja, no caso, ganho (altura) e esforço (conforto), assim o degrau ideal --> h=17 e p=28, atende ao "custo e beneficio", contudo não é o mais confortavel que seria 63 <= 2.h + p <= 64.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Monique Marques pelo conteúdo aqui publicado!
    Bastante útil.

    ResponderExcluir
  13. Esses intervalo 63cm<=×>=64c,constante de Blondel, é resultado das observações de passadas em caminhadas normais feitas por François Blondel.

    ResponderExcluir
  14. Esses intervalo 63cm<=×>=64c,constante de Blondel, é resultado das observações de passadas em caminhadas normais feitas por François Blondel.

    ResponderExcluir
  15. Ótima matéria. E todos nós arquitetos com certeza a usamos(fórmula de blondel). Inclusive é questão de concursos.

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Trabalho como construtor e só agora sou da existência dessa fórmula
    No entanto na grande maioria das construções que fiz o espaço reservado à escada se encaixavam na fórmula
    Creio que grande parte dos engenheiros desconhecem tal fórmula kkk
    Na teoria tudo parece muito fácil mas as vezes nos deparamos com situações que fórmula não devem ser levadas em consideração
    O que tem de pessoas comprando diplomas de nível superior não está no gibi

    ResponderExcluir
  17. A norma é: 63 (igual ou maior) e 64 (igual ou menor), quanto a altura máxima do espelho, no Brasil é de 18,5 conforme legislação Federal de 1976 no Código de Segurança do Corpo de Bombeiro (recomendo a leitura). Portanto quem apresentar nos projetos comerciais acima disto, dança. Sou Arquiteto, professor de Arquitetura e de Engenharia nas disciplinas de projetos, técnicas de construção e legislação, atuei Coordenador da Defesa Civil, Secretário de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente e Projetos Especiais, Autor de Código de Obras e atuações em projetos, obras e palestrante no Brasil e exterior.

    ResponderExcluir
  18. Pois, caríssimos, como aplicar essas fórmulas para o caso de se ter um espaço de 2,25m para construir uma escada que tenha 3,40 de altura?

    ResponderExcluir
  19. Estou fabricando uma escada metálica , os espelhos ficou com 18'5 o piso com 28 , ela ficou relativamente confortacon?

    ResponderExcluir